#PapoDeBFF: Relacionamentos Abusivos: Aprenda a dizer adeus!

11:05

Ano passado assisti esse vídeo da Jout Jout, deusa e maravilhosa, a respeito de um tema que infelizmente é a realidade de muitas mulheres, inclusive pode ser a sua: Relacionamentos Abusivos! Recomendo que vocês assistam ao vídeo antes de lerem o post, pois foi a partir dele que eu encontrei sentido em tudo o que eu acreditava a respeito desse tema, que apesar de eu nunca ter passado por isso, sempre me incomodou muito o fato de ver algumas manas se deixando envolver por esse controle abusivo disfarçado de falso amor.

E então? Se identificaram com algum dos argumentos, ou com a maioria deles, que foram citados como "Como eu vou saber se estou num relacionamento abusivo?. Se felizmente você não está em um, ou nunca esteve em um, acredito que lembrou de alguém... Daquela amiga que o namorado proíbe de usar roupas curtas, ou de sair com você sem ele, sabe? 

Observem o quão isso é naturalizado e visto como normal pela maioria, afinal vivemos numa sociedade machista. O meu objetivo com esse post é apenas complementar o que é trazido no vídeo, embora ache que não precise , porque esses argumentos são mais que suficientes para nos ajudar a perceber esse tipo de situação. Ainda assim, como mulher minha obrigação é também alertar e encorajar as manas para que elas tomem pulso e rompam com relações que pouco lhes acrescentam, para não dizer, nada lhes acrescentam. 

Entende-se que vocês, manas que se submetem a isso, possivelmente sejam pessoas com problemas de estima e segurança, e não as culpamos por isso, pois não é fácil identificar os discursos e os modelos machistas aos quais nos encaixam e nos moldam, turvando nossa possibilidade de empoderamento, de sermos donas das nossas vontades.

Agora meu papo é com você, mulher que por algum motivo veio parar aqui, nesse post. Provavelmente se perguntando, será que eu estou passando por isso? Será que o ciúmes dele é tão exagerado a ponto de ser doentio? Será que não estou exagerando? Pois bem...

Mana, sabe aquela frase "Ruim com ele, pior sem ele"? Talvez tenha sido uma das maiores mentiras que te contaram! Se ta ruim com ele, só vai ficar pior sem ele se você pensar desse modo, porque ninguém merece estar com alguém por medo de ficar só. 

• Quantas vezes você já esteve com ele e sentiu que estava com um estranho? 
• Quantas vezes você se olhou no espelho vestida com uma roupa que você adorou, e pensou: Será que fulano não vai achar que estou ousada, ou pior, uma puta?
• Quantas vezes você mentiu para suas amigas, dando desculpas bobas para não ir naquele programinho light, sabe? Só as girls, porque ele proibiu? 
• Quantas vezes suas amigas já tentaram te alertar sobre o caráter do boy, mas no fim você acabou chegando a conclusão, seja sozinha, ou seja porque ele disse, que elas só estão querendo acabar com sua felicidade e pegar esse homem maravilhoso que te valoriza, só que não? 

É simples, façam a reflexão da balança: Tentem lembrar dos momentos em que você realmente foi feliz com ele, que sorriu verdadeiramente, que se sentiu bem e coloquem de um lado. Depois lembrem dos momentos ruins, das brigas sem razão aparente, das vezes em que chorou, se sentiu mal por causa dele e coloquem do outro lado... O que pesou mais? Conseguiram pensar em uma quantidade maior de momentos bons ou ruins? 

Você é dona da sua felicidade, mana! Sua felicidade é um exercício diário de amor próprio, de autocuidado, de autocrítica, de pensar em planos pro futuro em que você realmente quer realizar... Alguém que te pausa, em relação a isso, não merece estar ao seu lado, pois há uma diferença muito grande entre se preocupar e querer cuidar e querer limitar e controlar!

Aprendam a dizer adeus pro carinha e a dizer : Bem-Vinda de volta, antiga eu! Eu-Dona-de-MIM! 




Posts indicados pra você

0 comentários

Olá, meus amores! E aí, o que acharam da post de hoje? ♥
Utilizem esse cantinho para interagir comigo, deixar suas opiniões, críticas construtivas ou dúvidas. Vou amar esse feedback de vocês. Beijos da Lê!