Diário de Transição Capilar - Observações - 1 Ano e 6 meses!

22:18

Meninas, resolvi fazer esse post reunindo algumas questões e coisas que eu experienciei e continuo experienciando durante a minha transição. Nesses 18 meses de amor e ódio, mais ódio que amor, eu aprendi a "escutar e compreender" o que o meu cabelo "fala" pra mim, o que ele precisa, o que ele pede, implora, enfim, o nosso cabelo também se comunica com a gente e a gente precisa saber ouvir. Quando eu parei de alisar, eu tomei essa decisão porque há meses o meu cabelo implorava "Para com isso, por favor, eu tô muito fraco e se você continuar me enchendo de química eu vou cair!!". Pois bem, depois que eu entendi o que o coitado tava tentando "falar", foi que minha transição de fato deu inicio. Mas vamos lá, sem mais delongas! Vou prosseguir falando pra vocês minhas observações, que eu tenho certeza que irão ajudá-las, porque algumas vocês também devem ter vivenciado, ou vivenciando, nesse contínuo processo de aceitação.

• 1-4º mês de transição
- Até o 4º mês eu não observei muita mudança, a ficha ainda não tinha caído que estava em transição, e eu não tinha muita certeza se ia dar continuidade, ou se seria apenas um tempo sem química, para que o meu cabelo se recuperasse dos danos (mas acho que é perfeitamente normal, porque quando a gente alisava, era mais ou menos esse tempo de intervalo entre um retoque de raiz e outro, já estávamos habituadas a isso).

• 4-8º mês de transição
- Ai a raiz já começa a gritar! A diferença de texturas fica mais visível e a chapinha e escova já não seguram por muito tempo(eu não aconselho passar a transição usando chapinha, escova, baby liss e derivados, mas na prática é complicado. Se você não conseguir abolir esses aparelhos da sua vida durante os primeiros meses, use com menos frequência). Durante esses meses, já da pra ter uma ideia do tipo de cacho e do ritmo de crescimento também.

• 8-12º mês de transição
- Se você não desistiu até agora, provavelmente não desistirá mais. Nesse período o cabelo natural já vai ter crescido bastante, e fica muito complicado lidar com a diferença de texturas, por isso muitas meninas passam a tesoura logo. Mas se você, assim como eu, optar por não cortar, esqueça chapinha e escova e aposte em texturizações. Texturização no começo da transição não segura direito, devido às partes com química, que são maioria, mas a partir do 8º mês, as texturizações fixarão melhor.

• 12-18 mês de transição
- A cada mês que passa, o processo de aceitação e amor deve ser renovado, senão não passamos da fase 1. Passou de um ano, a gente já tem um ideia de como nosso cabelo é de fato, então apostem em inspirações, e se inspirem em pessoas que tenham o cabelo parecido com o seu, porque não adianta você se inspirar na Taís Araújo se o formato do seu cacho tá mais Ana Paula Arósio. Claro que admirar, nós podemos admirar todas, mas tendo consciência de que cada cabelo é um, e nenhum cacho é igual. Ah, e que independente do cacho, o seu cabelo é bonito sim! Não é porque a maioria fala que determinado tipo de cabelo é bonito, que isso se torna uma verdade absoluta. Isso se torna um padrão, mas não uma verdade única e absoluta.

A cada mês que passa, os cuidados devem se intensificar, porque estamos preparando o nosso cabelo para o BC, e depois do corte, nas primeiras semanas principalmente, o cabelo tende a não ganhar forma no inicio e ficar ressecado, por isso que quanto mais saudável seu cabelo estiver,ele irá se adaptar mais rápido pós-BC .

Então minhas lindas, como foram, ou estão sendo o aprendizado de vocês ao logo dos meses?
Beijo da Lê!!

Posts indicados pra você

2 comentários

  1. Letícia, trnho tentado o processo de transição. Há 11 meses não faço nenhuma química no meu cabelo, devido a última que detonou ele completamente. Mesmo nesse processo de transição, desconheço o tipo do meu cabelo, acho que ele seja ondulado (2c). Quando você começou o processo de transição, você começou automaticamente a usar produtos para cabelos cacheados ou levou um certo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana! Inicialmente não, levou um tempinho. Eu ainda passei um ano maltratando o bichinho com chapinha, escova, essas coisas. Depois que eu larguei isso, foi que eu comecei de fato a usar produtos específicos. Eu te aconselho a já começar a usar produtos para cachos. Geralmente esses produtos são mais rico em óleos vegetais, manteigas, vitaminas, dentre outras coisas que ajudam bastante a recuperação dos teus fios. Beijo, não desiste da transição!!

      Excluir

Olá, meus amores! E aí, o que acharam da post de hoje? ♥
Utilizem esse cantinho para interagir comigo, deixar suas opiniões, críticas construtivas ou dúvidas. Vou amar esse feedback de vocês. Beijos da Lê!