#PapoDeBFF: Depois dos 18: sensação de falsa liberdade.

16:38


Dia 16 de março de 2014 chegou a data tão aguardada pra mim, depois dos 15 anos, claro. Enfim... agora já sou maior de idade! Já posso entrar nas baladinhas de boa, já posso assinar por mim, ir ao médico sozinha, fazer meus cartões de créditos, sair sem ter hora pra voltar, tirar minha carteira de motorista... SOU ADULTA AGORA! OPA, PERA... SOU ADULTA AGORA? COMO ASSIM? 1...2...3 RES-PI-RA!

Sim gente, minha sensação foi mais ou menos essa. Antes de completar os 18, eu ficava idealizando como seria quando "perante a lei" eu me tornasse uma pessoa adulta. Digo "perante a lei", porque não é assim que eu me sinto, na verdade acho me sentirei uma eterna adolescente, porém com uma dose extra de responsabilidade. Os 18 anos trazem consigo não apenas uma dose extra de responsabilidade, mas sim um carga super pesada, tanto de responsabilidade, quanto de consciência. Saber que a partir de agora eu, e somente eu, respondo pelos meus atos não trouxe essa paz toda que muitos imaginam não.
Claro que hoje ter essa autonomia me fez cair na real de que o mundo é bem mais complicado do que eu imaginava e a tendência é piorar mesmo.

Ter 18 anos significa ser uma pessoa livre? Acredito que não. Particularmente eu encaro a liberdade como uma espécie de ilusão, pra mim é mais fácil enxergá-la assim. A gente já nasce numa sociedade, que por sinal já está inserida num esquema dotado de um governo repleto de leis e normas que nos regulam todo o tempo, já nascemos presos a algo. Nossas famílias também tem suas amarras e claro, que essas amarras exercem suas influencias sobre nós também. Até os nossos pensamentos nos acorrentam de certo modo.

Calma... as vezes pensar assim nos tornam um pouco pessimistas. Então Lê, você não acredita na liberdade? Não é isso! A liberdade plena, eu não acredito que possamos alcançar, pelo menos não nesse plano terrestre, mas é possível sim termos momentos, situações, em que sejamos livre para decidir nossas escolhas.

A lição que eu tiro dessa chegada à maioridade é que se eu já tinha responsabilidades antes, hoje eu terei muito mais. Agora chegou a hora de sair do casulo borboleta, chegou a hora de voar, de encarar o mundo com a consciência de que não és tão forte quanto pensava que era, mas poderás se tornar, basta acreditar e lutar por isso.

Posts indicados pra você

0 comentários

Olá, meus amores! E aí, o que acharam da post de hoje? ♥
Utilizem esse cantinho para interagir comigo, deixar suas opiniões, críticas construtivas ou dúvidas. Vou amar esse feedback de vocês. Beijos da Lê!