Dicas de como "sobreviver" a uma longa transição capilar!

23:08

Então meninas, estou em transição(ainda) e já estou nesse fase há 1 ano e 5 meses, aproximadamente. O período de transição você quem determina, e ele dura até a hora do grande corte, famoso BC. Com o passar dos meses, fica cada vez mais difícil de lidar com as duas texturas, mas eu partilho da ideia de só fazer o BC quando a pessoa se sentir 100% segura de que realmente quer fazê-lo, independente do tempo que a transição leve. Uma transição longa tem seus prós e contras, mas se você decidiu esperar um pouco mais, assim como eu, e só cortar quando o tamanho da tua raiz tiver relativamente grande, esse post é pra você!

• Com quantos meses devo considerar que a transição é longa?
Não há um número exato de meses, mas eu considero longa a partir de um ano, porque ai a diferença de texturas estará bem mais nítida e o tipo do cabelo(3A,3B,3C,4A,4B, etc) também ficará mais fácil de identificar.

• Siga o cronograma capilar, ou pelo menos monte o seu cronograma.
Pra quem não sabe, cronograma capilar é um programa intensivo de cuidados com os fios, que junta as coisas que o cabelo precisa pra se manter saudável, ou seja, hidratação, nutrição e reconstrução. Durante a transição o cabelo fica mais frágil, principalmente a parte com química, e já que numa transição longa, demoramos mais pra cortar essas partes alisadas, é essencial que todo o cabelo, inclusive essa parte chata que cortaremos depois, esteja bem cuidado.

• Arrisque-se em algumas texturizações!
As texturizações são ótimas aliadas quando precisamos sair e estamos saturadas e prender o cabelo. A minha preferida é a de twists e coquinhos, vou deixar um vídeo abaixo pra vocês verem como é fácil. Porém, existem muitos tutoriais no youtube, explicando vários outros métodos que vocês podem testar e ver qual melhor se adapta.
A que eu sempre faço ↓ (Não uso o gel de linhaça, uso apenas óleo, ou sérum reparador e por cima, um creme com uma textura um pouco mais grossa, ex: tressemé selagem capilar)














• Abuse dos acessórios( lenços, faixas, turbantes, bandanas e derivados)
Algo que estou usando bastante durante a minhas transição são faixas e tiaras, principalmente quando não da tempo de texturizar e eu preciso sair. Um penteado coringa e que eu mais uso é o coque de lado, e pra dar aquele volume(que eu não tenho kkk), no coque, uso algo fácil de encontrar e barato: Donut, ou rosquinha. Virou xodó!


• Largue a chapinha, ou pelo menos, use o mínimo possível.
Eu usei chapinha até um ano de transição, mas não recomendo ninguém usar. Sei que não é fácil desapegar 100%, mas pelo menos tentem usar o mínimo, só quando for sair pra algum lugar mais importante, ou quando se sentir extremamente incomodada com o mix de texturas. "Ah Lê, mas incomodada eu já estou". Eu sei, o incômodo vem no pacote, mas eu acredito que a essa altura nós já temos certeza de que realmente queremos nosso cabelo natural de volta, e tudo na vida exige sacrifícios(odeio chichês, mas é fato!). Eu consegui dá um basta na chapinha quando conheci as texturizações, tá ai mais uma dica!

• Não peça a opinião alheia, a menos que ela seja positiva.
Uma coisa que eu coloquei na cabeça desde que tomei essa decisão foi: Não vou pedir opinião de ninguém, a menos que a pessoa me incentive, caso contrário, não quero nem ouvir frases do tipo "Prefiro você com o cabelo liso". São coisas totalmente desnecessárias de se ouvir, principalmente porque algumas de vocês estão instáveis e sensíveis, o que é perfeitamente compreensível. Por via das dúvidas busque incentivo e apoio, seja nas pessoas que te cercam ou em páginas, blogs, comunidades. Vocês não estão sozinhas, lembrem-se!

• E se mesmo que eu não peça, a pessoa se ache no direito de opinar acerca do meu cabelo?
Ignore. Não confunda ofensas, com críticas construtivas. Primeiro, que se tratando de algo que tá no teu DNA, que constitui a tua identidade, ninguém tem o direito de falar que fica melhor assim ou assado. O melhor pro seu cabelo, é aquilo que você acha que é, e não o que a sociedade impõe. Então não aceite esse tipo de comentário, sério! Também não revidem de maneira grosseira. Façam cara de desdém, de quem não deu a mínima, que se a pessoa tiver o mínimo de bom senso, ela pensará duas vezes antes de dar o opinião dela,que por sinal você não pediu.

É isso meninas, espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, comentem abaixo. Beijo da Lê!

Posts indicados pra você

0 comentários

Olá, meus amores! E aí, o que acharam da post de hoje? ♥
Utilizem esse cantinho para interagir comigo, deixar suas opiniões, críticas construtivas ou dúvidas. Vou amar esse feedback de vocês. Beijos da Lê!