Umectação - Óleo de Rícino + Azeite de Oliva
16:41Meninas, como vocês já sabem, estou em transição! E a transição é uma fase que não rejeita uma boa umectação/nutrição nos fios. Umectação ou nutrição, nada mais é que você repor os lipídeos, as gorduras dos fios, responsáveis por deixar o cabelo mais selado, brilhoso, macio e nutrido. Pra fazer a nutrição você precisa de produtos a base de óleos vegetais 100% puros, ou manteigas. Hoje vou focar numa receitinha que é a minha preferida até então, porque foi a que deixou o meu cabelo mais macio e brilhoso, além de ser constituída de produtos super fáceis de encontrar e relativamente baratos.
• O que é o Óleo de rícino:
Óleo de rícino é um óleo extraído da mamona que serve pra um monte de coisa, dentre elas a umectação. Vocês encontram em qualquer farmácia e é super barato. Ele é um óleo grosso, mais espesso mesmo, por isso sempre é bom misturá-lo com outro tipo de óleo, ou aquecer um pouco pra facilitar a aplicação.
ps: Vocês irão encontrar no rótulo o nome LAXANTE, não se assustem, ele também tem essa função.
• Posso fazer umectação/nutrição mesmo se meu cabelo for oleoso?
Não pode, deve! Claro que você pode fazer com menos frequência, se preferir, mas todo tipo de cabelo perde nutrientes e precisa de reposição.
• Qual tipo de azeite de oliva devo usar?
Apenas Extra-virgem! Independente do tipo de óleo utilizado nas umectações, todos devem ser 100% puros, extra-virgens. E o azeite é o que a gente utiliza na cozinha mesmo! (eu aconselho o Andorinha, ele é um dos aprovados do sentido de ser Extra-virgem realmente)
• Como fazer esse tipo de umectação?
Existem vários modos de de fazer. Mas eu faço da seguinte maneira, e tenho obtido ótimos resultados! Passo a passo ↓
1º Colocar em um recipiente(não metálico) uma colher de óleo de rícino, para cada colher de azeite de oliva. Quantas colheres, isso vai depender do comprimento e do volume do teu cabelo.
2º Aquecer no microondas essa mistura por 15 segundos(mais que isso não, tá?)
3º Com o cabelo sujo mesmo(não precisa tá limpo), você separa o cabelo em mechas e começa aplicando a mistura, desde a raiz, até as pontas.
ps: Comece pela raiz, e faça massagens, movimentos circulares para ativar a circulação e estimular o crescimento. Depois desça até as pontas, enluvando cada mecha.
4º Agora é só prender o cabelo num coque, ou trança, como preferir, e colocar um touca térmica, ou de banho mesmo(quem não tiver improvisa uma sacola fofa, tem problema não kkk), e deixa agir por no mínimo 2 horas. Eu passo umas 5 horas, por ai,
5º Agora é só lavar bem, com shampoo e depois condicionar. Não precisa hidratar! Se você quiser hidratar espere uns dois dias, porque se você fizer tudo junto, o cabelo pode ficar sobrecarregado demais e ai não vai surtir o resultado desejado.
• Minha opinião
Essa misturinha é super milagrosa. Dois dias e meu cabelo tá super macio e sedoso, além das pontas(que ainda estão com química), estarem bem seladinhas.
Vou deixar esse vídeo aqui que a Dani Azevedo fez. É bastante esclarecedor e caso reste alguma dúvida quanto aos resultados e à aplicação, assistam!
Então é isso meninas, façam e me contem o que acharam! Qual resultado vocês obtiveram?
Beijos da Lê!
3 comentários
Achei seu blog muito bom!!!
ResponderExcluirSe puder me da uma ajudinha e me ajuda a divulgar o meu blog
https://cahosperfeitos.blogspot.com.br/
Oie,achei muito interessante, gostei muito e vou testar se funcionar volto pra contar a resenha
ResponderExcluirJá guardo misturado no frasco,metade de cada,tem problema?
ResponderExcluirOlá, meus amores! E aí, o que acharam da post de hoje? ♥
Utilizem esse cantinho para interagir comigo, deixar suas opiniões, críticas construtivas ou dúvidas. Vou amar esse feedback de vocês. Beijos da Lê!