#PapoDeBFF: Assuntos polêmicos, debater ou correr?

23:09

Já reparam que estamos numa época, onde muitas coisas estão sendo desconstruídas? 
Padrões de beleza; certo e errado; modos de se relacionar afetivamente; etc. O mundo pós-moderno, ou simplesmente século XXI, está nos proporcionando mais acesso às informações e consequentemente, assuntos desde os básicos, até os mais polêmicos estão sendo debatidos com mais frequência. 
É saudável debatermos tais assuntos ? 
O debate é importante, pois através dele estabelecemos ou fortalecemos vínculos. Claro, que num debate onde as ideias não sejam tão similares, é natural que haja um desconforto, alguém querendo argumentar os porquês do seu posicionamento ser o mais correto e aceitável, etc, etc. Mesmo com essa possibilidade, é através de um bom papo que exercitamos nossa capacidade de escuta, de respeito mútuo, e também ampliamos nossa mente, nosso conhecimento e nosso vocabulário. 
Todo debate é construtivo?
Não. Infelizmente não. Se a pessoa sustenta a opinião dela tendo como base o desrespeito e falta de empatia pelo o outro, não há muito como extrair bons frutos disso. Se você se sentir instigada, pode diminuir esse prejuízo tentando desconstruir um pouco tais opiniões. "Tá, mas é a minha opinião". Ok, jovem... é um direito seu. Mas até onde vai o seu direito? Até ferir o direito do outro?. Educação sempre ♥. 
Por que reforçar a importância do respeito e da empatia? 
Porque por mais batido e clichê que esses assuntos sejam, somos atravessados e marcados durante toda a vida, por opiniões, crenças, pressupostos e preconceitos. Não nos damos conta do quão ofensivo para o outro, muitas dessas coisas são. Ter respeito pelo outro, e se colocar no lugar do outro, não é algo fácil, uma vez que a maioria de nós somos criados cada vez mais fechados em "casulos".
Se o debate não está sendo construtivo pra mim, devo fugir dele?
Deve. Não somos obrigados nem obrigadas, a estarmos num ambiente, ou a participarmos de pautas que não gostamos, ou não estamos familiarizadas no momento. Com o tempo a gente percebe qual a hora certa de entrar numa "treta", e a de sair também.

Independe da opinião, do assunto, da pauta, apenas sejam respeitosos e tenham em mente que o pensamento do outro, certamente não será igual ao seu, por mais parecido que seja. Beijo da Lê ♥

Posts indicados pra você

0 comentários

Olá, meus amores! E aí, o que acharam da post de hoje? ♥
Utilizem esse cantinho para interagir comigo, deixar suas opiniões, críticas construtivas ou dúvidas. Vou amar esse feedback de vocês. Beijos da Lê!